Insta Tips | Visuals & Feeds


Follow Fine Alchemy:  Facebook // Instagram // Pinterest // Bloglovin 




 Ler em Português      Read in English

Instagram. Sempre que o tema é o Instagram não há como não ler! E eu própria falo por mim, porque sempre que surge um artigo sobre a aplicação fico sempre curiosa e não resisto a abrir e até a testar as dicas novas que descubro dia após dia! Como sabem, aqui no Fine Alchemy já falamos 2 vezes do tema, mas mais focado em dicas para melhorarem a perfomance do vosso perfil! Espero que tenham gostado e, para quem as testou, que tal deixarem nos comentários o que sentiram após o teste? Ajudou no vosso trabalho?

Contudo, muitas pessoas vêm falar comigo relativamente a que aplicações de edição uso, como organizo o meu feed... entre outras coisas! Quanto à edição, e assim já esclareço esta parte, eu tenho um Stories Tutorial guardado nos meus Highlights no Instagram que podem sempre ir visitar! Mas retomando o assunto, claramente surgiu uma necessidade por falar da parte mais visual e criativa do Instagram, o que me pareceu muitíssimo interessante para vocês! E ainda claramente surgiu uma necessidade minha de esclarecer (espero de vez) como eu trabalho o meu perfil, porque diariamente muitas pessoas (conhecidas ou desconhecidas) vêm falar comigo sobre o assunto e... é cansativo para mim estar sempre a repetir!

Como sabem, estou de portas abertas para falar e ajudar no que for necessário, mas virem falar comigo sempre do mesmo assunto, torna-se frustrante e... na realidade nem estamos a criar uma conversa. As pessoas simplesmente dizem "olá. que app usas para isto?". Isto não é uma conversa. E que tal um "olá, está tudo bem?" e até um "obrigada" no fim? Ou quem sabe falar realmente comigo antes de me sacarem informações? Não sei, não gosto de generalizar porque sei que nem todas as pessoas falam assim, mas a maioria quando querem saber de algo é assim que falam, quase como se tivesse obrigação de dizer, e perguntam-me sempre o mesmo. Por isso, para ajudar aqueles que realmente querem melhorar e esclarecer aqueles que freneticamente me perguntam sempre o mesmo, decidi escrever este artigo com dicas para ajudar a criarem o vosso próprio feed atrativo!

1 _ A ESSÊNCIA: Este tema já foi falado antes nas dicas para melhorarem a perfomance do Instagram e repito novamente aqui. Antes de começarem a publicar, parem uns minutos e façam um brainstorming sobre aquilo que é a essência do Instagram que estão a criar. Será divertido? Será formal? Querem falar de que temas? Têm meios de tirar as fotografias? Será só de inspiração? Façam todas estas e muitas mais perguntas e escrevam num papel. Isto é a base (mesmo que pouco aprofundada) da vossa estratégia! Logo a seguir, façam pesquisa de perfis no Instagram que seguem os temas e interesses que vocês gostavam de criar também (ou perfis que vocês gostam e que são referências para vocês)! Não é simplesmente ver e fazer, analisem mesmo: vejam como a pessoa tira as fotos; se tem uma base cromática presente; se utiliza sempre a mesma edição; o que escreve nos seus captions... vejam tudo ao pormenor! Ao vermos pessoas a trabalharem bem as redes, vemos o que de bem podemos fazer para os nossos perfis. A partir daí, é criar os conteúdos!

2 _ VISUALS E DESIGN: Nesta etapa entram diversas questões ao mesmo tempo e terei de falar delas de uma forma geral senão este artigo torna-se longo demais (se gostavam que aprofundasse algum dos temas a seguir, deixem comentário para eu poder fazer outro artigo ou Stories sobre o mesmo). Primeiro, comecem por pensar se querem seguir um perfil organizado por cores (ou seja, existem 2/3 cores que são as principais no vosso perfil) ou querem algo mais livre. Pessoalmente, acho que organizar por cores ajuda a criar uma unidade no perfil, mas ao mesmo tempo, toda a gente o faz, começa a ser aborrecido e... limita imenso que tipo de fotografias tirar e utilizar (eu comecei por ter uma base bem definida e desisti rapidamente por isso). Atualmente, prefiro apostar mais na vertente da unidade através da edição e do estilo de fotografias que tiro, mas é algo que cada um de vocês tem de decidir. Aqui não há certo ou errado, tem tudo a ver com a vossa personalidade! Segundo, está na hora de fotografar! Comecem por ver que suportes/máquinas têm ao vosso dispor para utilizar. Inicialmente, utilizava sempre o meu telemóvel para tirar fotografias, mas com o tempo percebi que a qualidade que eu desejava (e via nas minhas referências pessoais) só era possível ser alcançada através de uma máquina profissional. Eu sei que nem toda a gente tem dinheiro para isso, mas eu tive a sorte da máquina em questão já fazer parte da família. Por isso, o meu conselho é: comecem por usar o telemóvel e a testar cenários, poses... o que se enquadrar dentro dos vossos temas! Se a coisa fluir bem e começarem a sentir necessidade de algo mais profissional, tentem apostar numa máquina! Terceiro, após editarem essas fotografias (através de apps ou programas), comecem a organizá-las em grelha. Existem apps que fazem isso (para quem está a trabalhar com fotos de telemóvel), mas também podem criar uma grelha num programa como o InDesign (para quem está a trabalhar com fotos de máquina fotográfica) e começar a colocar as fotos em cada quadradinho. Isto permite ver desde início como o vosso feed vai ficar e assim controlam imediatamente o lado criativo e visual dele! Quarto, aqui entra outra questão importante: se vão organizar o feed por linha horizontal (trios de fotografias divididos por temas diferentes, por exemplo) ou vão deixar o esquema mais livre. Eu por acaso tenho salteado um bocadinho entre o trio e o um esquema livre, mas depende sobretudo da organização vocês querem dar ao vosso, por isso, testem várias vezes a organização até terem algo que realmente gostam!

3 _ BASE DE DADOS E EDIÇÃO: Uma coisa que gosto de mencionar sempre é: já não existe o lado instantâneo no Instagram. Tudo o que é publicado é fotografado semanas antes, editado e ainda organizado numa grelha antes sequer de ser publicado. Porquê? As pessoas querem ter mais controle no visual final dos seus feeds! Já não é algo no momento, mas é quase um trabalho de Design e de bom gosto! A parte boa é que desta forma temos tudo em cima da mesa e é somente organizar semana a semana! Tendo essa base de dados é mais fácil testar, manipular e experimentar com as fotografias que tiramos anteriormente e não há tanta margem para erros ou sentirmos que uma foto não se enquadra naquilo que temos publicado. Para poderem fazer esses testes, podem usar desde apps (VSCO, InShot, Kuji...) ou programas (Photoshop, Illustrator, InDesign...). E entra aqui o meu esclarecimento para todos os que me perguntam que apps uso. Eu uso as apps que mencionei na frase anterior, contudo, e reforço o contudo, tudo o que publico nas redes sociais é tirado por uma máquina profissional e editado/criado/manipulado no computador. Literalmente tudo! Só uso as apps para os meus Stories. Cada um tem o seu método e não acho que por fazer desta forma seja melhor do que quem usa as apps, mas eu pessoalmente prefiro trabalhar as minhas fotografias no meu computador! Mas cada um deve procurar o seu próprio caminho! Se me perguntarem sobre apps x programas, acho que é cada vez mais claro que a maioria das pessoas usam programas para todo o trabalho de organização e edição, mas isso não significa nada. O que interessa é vocês seguirem o vosso gosto e utilizem as ferramentas que têm à mão!

Se quiserem que fale melhor de algum tema ou caso tenham algum dúvida, deixem nos meus comentários e passarei a responder. Tentei ser direta e clara, para o artigo não ficar aborrecido e demasiado longo, mas sei que não consegui falar de tudo o que gostava (será que devia pensar em dar formações/workshops??)! Por isso, estejam á vontade!Para quem já se sente pronto para arrancar o seu próprio trabalho para o Instagram, desejo-vos boa sorte! E não se esqueçam de falar dos vossos resultados!

Comments

  1. Vendo seu post, me bate até saudade de usar Instagram, acho as fotos lindas e dariam uma boa decoração e recordação também. ^^
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ReplyDelete
    Replies
    1. E porque não usas? :D Obrigada!*

      Delete
  2. Oh gostei bastante da tua ideia, que giro
    Beijinhos
    Novo post (Review Creme Corporal?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  3. I love instagram for being so visual and allowing us to express our creativity. Lovely topic to cover!

    www.fashionradi.com

    ReplyDelete
  4. Obrigado, minha querida :)
    Pensa que é tudo uma questão de tempo e foca-te num objetivo que tenhas. O blog, por exemplo :) É sempre bom estarmos entretidos com alguma coisa :D

    Gostei imenso deste post e, tal como dizes, se é um post sobre o IG não há como não o ler :) Confesso que já me preocupei mais com isso... Hoje em dia tenho cuidados com edições, sim, mas não tanto com a ordem. Aprendi que o nosso feed é o reflexo daquilo que somos e não nos podemos martirizar só porque queremos por uma foto para mais tarde recordar e não a pormos porque não fica bem :)

    NEW FASHION POST | IT'S OPEN THE BEACHWEAR SEASON. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que sim! :D Pois, eu sinto o mesmo! Eu tento usar o IG como meio de mostrar o que faço e... ser sincera! Não foco demasiado em mim admito, mas isso é porque não gosto muito disso :D

      Delete
  5. Sou muito desligada do instagram apesar de saber a importância que essa rede social tem para quem trabalha com um blog :/

    eaidiy.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, eu acho que é uma ferramenta importante, apesar de às vezes me chatear com ela x'D

      Delete
  6. Adorei esta ideia , beijinho!
    Segui o blog ;)
    anaasmonteiro.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. obrigada pelo comentário <3
    adorei esta publicação, ótimas dicas :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Ficou lindo, adorei!!

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete
  9. Eu adorava ter um perfil todo bonitinho e organizado e até já tentei, mas sinceramente não é para mim, por exemplo eu tirei uma foto na Eurovisão, faz sentido posta-la na hora ou no dia do que guarda-la para postar mais tarde...
    Já tentei usar o mesmo filtro de edição do vsco e tudo, mas depois não ficam todas com as cores que eu quero, já tentei fazer uma linha horizontal, mas já desisti, prefiro ter um perfil mais espontâneo e ficar a babar por esses mais bonitos e criativos.

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu entendo...e tens toda a razão! Dá imenso trabalho e dedicação! Eu bem sei! :S

      Delete
  10. Oh girl your pictures look so creative! Love them!

    x Lisa | lisaautumn.com

    ReplyDelete
  11. Aww o teu perfil é super cute! Eu adoro editar fotografias, mas não gosto de me sentir limitada, então simplesmente aplico a mesma edição a todas as fotos e publico o que quero :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ReplyDelete
  12. This is very creative.
    I love the insta tips you shared

    Much Love,
    Jane | The Bandwagon Chic

    ReplyDelete

Post a Comment