Let It Flow


Follow Fine Alchemy:  Facebook // Instagram // Pinterest // Bloglovin 







 Ler em Português      Read in English

As memórias por vezes ficam para trás, ficam esquecidas por entre as entranhas do nosso cérebro e do nosso corpo. Tenho pena de não me lembrar com exatidão de todos os momentos que preencheram as páginas dos vários capítulos somados ao longo dos meus 27 anos. A sério que tenho. Às vezes, penso: e se os meus olhos fossem quase objetivas de lentes fotográficas e todos esses momentos transformassem-se em imagens palpáveis? Seria incrível, o número de fotografias, e o número de álbuns para todas elas.

Em paralelo, no meio de tudo isto, penso também nas memórias que ainda fazem parte da nostalgia. Uma dessas memórias que ainda hoje é bem clara para mim, é de quando comecei a desenhar. Tinha 3 anos, quase 4, e a minha mãe tinha-me começado a ensinar a escrever, ler e desenhar. Para ela era importante eu entrar na escola primária com algumas bases e por isso, ainda que bem cedo, começou a depositar em mim aquilo que ela sabia. Mas desde que comecei a desenhar, lembro-me também, que levava comigo sempre papel e lápis para todo o lado. Inclusivamente, lembro-me como se fosse hoje de um dia estar à espera no cabeleireiro e para fazer tempo estar a desenhar com a minha mãe!

Passei de desenhar em casa, para ir desenhar e colorir na pré-primária. E já na primária, liceu, secundário e universidade tornei-me numa das melhores alunas nas áreas de artes visuais e ilustração. A verdade seja dita, não é que alguma vez tenha lutado para estar nesse grupo privilegiado dentro da turma, a realidade é que... eram as disciplinas que mais gostava exatamente por poder libertar o meu traço entre desenhos, ilustrações e colagens! Eram disciplinas que em vez de pensar e sentir pressão para estudar afincadamente, deixava somente o meu corpo tomar as rédeas do papel. Não pareciam disciplinas para mim, mas horas de puro prazer e relaxamento.

A piada é que estas pequenas memórias em torno do desenho ainda hoje vivem em mim. Desenhar é algo que me consome durante horas, mas nunca vi essas horas como um trabalho e antes como um momento só meu. Por vezes gosto de ler e descontrair, outras... gosto de ficar à volta de um desenho durante horas. Criar um esboço a lápis, preencher a formas com aguarelas devidamente escolhidas, usar a água como um meio de fazer fluir as cores, pincelar os contornos negros para dar profundidade... Não interessa a técnica, interessa que por vezes penso que devíamos dar mais vezes as rédeas ao nosso corpo, ao que ele necessita, e não tanto àquilo que a nossa cabeça obriga e impõe. Mas e para vocês? Existe algo que gostem de fazer para vos relaxar?

Comments

  1. Desenhar foi em tempos um dos meus hobbies, tenho de redescobrir essa vontade!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para mim ainda aí! :D Ainda por cima ando a pensar em desenvolver alguns projectos mais artísticos! :D Beijinho e obrigada pelo comentário*

      Delete
  2. Gostava imenso de sentir o mesmo quando desenho, mas a pressão que meto a mim mesma para que as coisas fiquem bem, acaba por ter o efeito contrário! Para mim, é ler que me relaxa... e ler o teu texto relaxou-me imenso, adorei!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. A piada entre as pessoas é essa mesma, para uma funcionará uma coisa, para outra será algo totalmente diferente! E ainda bem que somos todos diferentes! :D Quanto a ler, bem... se segues o Fine Alchemy bem sabes que ler é algo que gosto muito de fazer também :) E obrigada, fico tão feliz quando pessoas como tu perdem tempo a ler o que escrevo e gostam! :D Beijinho e obrigada pelo comentário*

      Delete
  3. Parece que temos essa paixão em comum ;)

    Beijinhoos,
    santiago | facebook | instagram

    ReplyDelete
  4. Great post! kisses

    http://www.thefashionjump.com/

    ReplyDelete
  5. Adorei as fotos ficaram realmente inspiradoras!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/ootd-71-bordeaux-and-transparency.html

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh obrigada! :D Deram um bocadinho de trabalho, mas fico mesmo feliz que gostes do resultado!! :D

      Delete
  6. Tu fazes coisas maravilhosas rapariga! É algo que me entretém, mas nunca tive muito jeito para trabalhos manuais! Prefiro digital ou artes performativas. Mas adooooro ver estas coisas e tu a nível de fotografia então, adoro tudo. Estas estão maravilhosas, adoro que transmitam essa simplicidade.
    E como era bom que os nossos olhos fossem como objetivas!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh obrigada! Eu tenho investido mais tempo a fotografar e fico tão feliz com este feedback! :D Sim, quem me dera que os nossos olhos pudessem fotografar! É algo que penso há anos! Beijinho e obrigada pelo constante feedback positivo! :D*

      Delete
  7. Sempre gostei bastante de desenhar. Infelizmente o tempo é escasso, mas quero muito voltar a desenhar! :)
    www.styledays.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu bem entendo! Eu ando a tentar desenhar mais! :D *

      Delete
  8. Adoro a forma como escreves <3 as fotos estão lindíssimas, já para não falar dos desenhos maravilhosos, tens muito jeito!
    Confesso que às vezes sinto saudades de agarrar num lápis e rabiscar, actualmente pratico mais o desenho digital, foi sempre um hobbie para mim :)
    Gostei muito do teu trabalho <3 segui-te
    Beijinhos!

    Blog ♡ SimplyNeca | Instagram

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh obrigada! :D Eu entendo, eu também trabalho muito a nível digital, daí que agora tento tirar um tempinho para coisas mais manuais e ler! :D Beijinho, segui de volta! :D

      Delete
  9. O meu desenho é mais virado para a moda, a roupa, mas tenho saudades de desenhar assim em tela, de pintar, de usar aguarelas, tinta da china, essas coisas todas que eu amava nas aulas de Técnicas de Expressão Plástica. :)

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu bem entendo, eu quando desenho lembro-me das aulas de desenho que tive na faculdade! Foram sem dúvidas as melhores aulas de desenho que já tive e... são tantas boas memórias! :D Beijinho*

      Delete
  10. Adorei as fotos
    O desenho não é para mim eheh
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é para todos! :D Beijinho*

      Delete
  11. obrigada pelo comentário <3
    desenhar faz parte da minha vida desde sempre, estou muito ligada às artes :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. É como eu, artes sempre! :D Beijinho*

      Delete
  12. eu admiro as pessoas que tem jeito para a arte... eu posso dizer que sou um zero a esquerda e nao e coisa que me fascina muito... algo relaxante e beber uma bebida quente e ler um livro... va e cuscuvilhar o instagram... nao vou mentir... beijinhos querida

    adoro ler os teus textos...

    www.moreeli.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Admito, eu também gosto de fazer isso! x'D Mas depende do dia! :D Beijinho e obrigada pelo feedback positivo! :D*

      Delete
  13. Muito obrigado, querida :') fico mesmo feliz ao ler isso. O intuito era mesmo o de passar uma mensagem positiva e de confiança!

    Revi-me imenso do teu texto. Também tenho essa necessidade intrínseca de guardar memórias. E que bom que é! Olhar para trás e ver uma vida tão preenchida.
    E parabéns! Desenhas como ninguém e tens uma sensibilidade para lá de incrível!
    <3

    NEW REVIEW POST | FINALLY TESTED: Maybelline AGE REWIND :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que fizeste muito bem em ir e falar! Devia existir mais pessoas assim, os problemas também têm de ser falados e não evitados! :)
      Oh obrigada! Fico tão feliz com o teu feedback positivo! :D Beijinho*

      Delete
  14. Oh god, que fotografias lindas!! As tuas fotos já são uma arte!
    Confesso, desenho não é para mim :p

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh que querida!!! :D Oh obrigada mesmo! Beijinho*

      Delete
  15. Que fotografias tão lindas e que post tão maravilhoso e inspirador!
    Tive uma fase de desenho embora não tivesse muito jeito. Adoro escrever e transmitir-me e expressar-me através da escrita!

    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada :D eu também gosto muito de escrever, mas o desenho ainda assim é algo que gosto bem mais! :D Beijinho*

      Delete
  16. Tanto as fotografias como os desenhos ficaram tão lindos! Em tempos também já gostei de desenhar, mas nunca mais peguei nisso e agora já não tenho jeitinho nenhum :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! :D Eu tento manter o contacto com o desenho! Beijinho*

      Delete
  17. You've got a talent! Love this wall of drawing.
    To relax, I like to go outside for a walk!!!

    www.fashionradi.com

    ReplyDelete
  18. I just followed your lovely blog. Hope you follow back and let's keep in touch!

    www.fashionradi.com

    ReplyDelete
  19. Ter uma paixão assim tão linda deve ser incrível. Imagino o quanto te perdes a desenhar!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ReplyDelete
    Replies
    1. É quase um momento de relaxamento para mim :D Beijinho*

      Delete
  20. As fotos estão fantásticas! Eu nunca tive talento nenhum para qualquer tipo de trabalho manual, os meus desenhos são equivalentes a de uma criança de 5 anos. ahah mas tenho exactamente a mesma paixão com o teatro, durante muitos anos fiz teatro e as horas que passava a ensaiar eram das melhores coisas.

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! :) Por acaso uma colega minha também faz teatro, acho que nunca conseguiria! :D sou muito tímida!*

      Delete
  21. As fotografias estão magnificas! Como sempre adorei! Eu adoro imenso fotografar e é das poucas coisas que me faz realmente relaxar. Tenho pena de não saber/conseguir desenhar, mas por vezes aqueles desenhos abstractos quando estamos a pensar também é relaxante :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh obrigada! :) Fotografar também é algo que tenho aprendido mais! :D Beijinho*

      Delete
  22. Já à algum tempo que não desenho, a preguiça muitas vezes toma conta de nós.
    Sempre adorei tudo relacionado com artes, mas o passar do tempo faz-nos esquecer o que já nos fez sentir bem.

    Não conhecia o teu blog mas devo acrescentar que adorei as fotografias e a maneira como apresentaste. Fiquei fã!

    https://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, sem dúvida! Por isso é que tento manter-me ligada às artes a todo custo! :)
      Oh obrigada, fico tão feliz! :D

      Delete
  23. I would say drawing if one of the things I enjoy the most in entire life since I am a child :) Glad to know that same as me you started with drawing being a kid. Right now I'm more into digital techniques but I won't deny that drawing on paper and get dirty with ink and paint is one of the coolest sensations on earth! I always try to encourage people to draw, even if it is just a doodle or lines because it is also a great therapy, so let's keep drawing, it doesn't matter if we use a napkin or a sketchbook, the important thing is to express!

    By the way, did I tell you how I liked this photoshoot and the Matisse vibes?!

    Best!
    Pablo
    HEY FUNGI 

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exactly, for me drawing relaxes me. It gives me a sense of calm and slow living! And sometimes we need that in the middle of the crazy days that we have!
      Oh thank you! I was kind of inspired by Matisse, even though I was drawing ideas that I had in mind! :D Thank you!!

      Delete

Post a Comment