How I Organize My Work


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Semanas atrás, pelos recantos do Instagram, perguntei aos meus seguidores (senão seguem, do que estão à espera?) se gostavam de viajar um bocadinho pelo backstage daquilo que acontece no Fine Alchemy e mesmo da minha vida, mas com o olhar focado em como organizo o meu trabalho. Após uma arrebatadora maioria (ando viciada em pods), puf... aqui está o artigo sobre o que se passa aqui por trás!

 Quando peguei a primeira vez neste artigo honestamente andei um bocadinho às voltas, não sabia muito bem como devia abordar o assunto porque os meus dias nunca são todos iguais. Mas agora, à terceira tentativa, decidi fazer o seguinte: vou-me focar no que fiz no dia de hoje e, para facilitar ainda mais a leitura, vou dividir isto em momentos (manhã, tarde e noite)! Ao longo deste artigo, vou também incluir algumas dicas (*) que acho que são transversais a qualquer pessoa que pretenda organizar da melhor forma o seu trabalho isto porque... eu sou extremamente organizada e perfecionista, às vezes ao ponto da loucura! Por isso, não se esqueçam de tomar notas!

MANHÃ
A minha manhã... admito, de forma geral, a maioria do tempo é passada na cama! Isto acontece também porque... com este Inverno intenso não me apetece sair do quentinho da cama! Contudo, eu acordo sempre por volta das 9h/10h e fico na cama a trabalhar. A manhã fica sempre aberta para o Fine Alchemy, por isso perco sempre 1 a 2 horas divididas entre Blogger, Instagram e Facebook. Desde ler emails a ler novos artigos, sem esquecer de responder a comentários e dar muitos likes, de manhã trato integralmente das redes sociais do Fine Alchemy. Eu sei, o Fine Alchemy é um "simples" blog. Mas eu gosto de o manter sempre atualizado, porque se pensarmos bem este blog também é uma extensão de mim mesma e daquilo que faço, é o meu portfolio visual. E por isso é trabalho para mim! * Uma dica que vos dou se estão a trabalhar o vosso blog ou site da mesma forma é: tentem hierarquizar as horas que dedicam às redes sociais. Ou seja, dentro de 2 horas, dividam quando tempo fica para o Instagram e quanto tempo fica para o Facebook, ou outras plataformas. Porquê? Porque é muito fácil perdermos a cabeça e o tempo nas redes sociais! Aparecem sempre coisas novas e de repente... um dia inteiro passou à frente dos nossos olhos! *

TARDE
Como já falei antes aqui no Fine Alchemy, de momento ando a trabalhar como freelancer (se souberem de algum trabalho nas áreas de escrita e redes sociais, não hesitem em contactar-me). E esse é o factor pelo qual os meus dias (mais especificamente as minhas tardes) nunca são iguais. Tanto tenho um trabalho novo, como de repente tenho um dia para me focar no Fine Alchemy e noutros projetos que tenho em mente neste momento. Mas já bem acordada e após o almoço, o dia ainda não acabou! E focando o olhar no dia de hoje, existiram várias tarefas às quais tive de me dedicar. * Quando tenho várias tarefas, o que faço antes de começar é uma lista! Por norma, e felizmente, lembro-me sempre de tudo o que tenho de fazer, mas ainda assim prefiro apontar tudo numa lista (tendo no topo as tarefas com prioridade) e ao longo do meu trabalho, vou riscando as tarefas concluídas. Fica a dica para vocês! * Mas continuando a falar do dia de hoje, comecei a tarde por finalizar um pequeno trabalho para um cliente antigo. Apesar de ter sido uma reformulação de uma colagem para o seu website, ainda demorei 2 horas a acertar tudo corretamente e a criar os ficheiros finais (mas já terminei e enviei ainda hoje todos os documentos, yeah). Como de repente consegui obter uma luz bonita aqui em casa, fui rapidamente tirar algumas fotografias para o Fine Alchemy, tanto para o Instagram como para um novo artigo que brevemente vão ver por aqui! Esta tarefa foi quase uma pausa na realidade, mas... Ainda numa vertente descontraída mas profissional, tive a escrever um novo artigo para a Romã Eventos (fiquem atentos porque sai brevemente) e a reunir imagens no Pinterest para esse mesmo artigo. De seguida "parei" novamente e comecei a editar as fotografias que anteriormente tirei (existe um tutorial no meu Instagram a explicar como edito as minhas fotografias). * Outra dica que vos posso dar é relacionada com criar pequenas pausas entre tarefas! Ou para irem comer, ou para tratar de algum assunto do foro pessoal, ou até para conversarem. * No meu caso, as minhas pausas são para trabalhar mas para o Fine Alchemy! Mas com isto, chegamos ao final do dia... com isto tudo o dia passou a correr!

NOITE
Pois, eu à noite ainda trato de alguns assunto. Um deles é novamente ler emails (e organizar a caixa de correio), ler artigos e até ver vídeos no Youtube. Eu sei, não é bem bem trabalho. Mas ainda assim eu nestes pequenos momentos vou tirando ideias para o Fine Alchemy e até para trabalhos que ando a fazer. * E fica outra dica para vocês: tudo o que temos à nossa volta serve de inspiração para as coisas que queremos/vamos fazer! Eu sei que hoje em dia somos abordados com IMENSA informação, mas selecionem aquilo que vêm e retirem o melhor possível para o vosso trabalho! * Para terminar o dia, voltei às redes sociais do Fine Alchemy, novamente para responder a comentários, meter likes e... agora descontrair e ver o que se passou o dia todo na minha ausência! E... sei que vou adormecer daqui a nada!

DICAS EXTRA
1 _ Por vezes, ligo diversos alarme com diversas horas ao longo do dia para poder controlar o trabalho. Eu sei, pode ser obsessivo, mas quando temos muito trabalho na nossa mesa, os alarmes ajudam-nos a ver se temos de andar mais depressa ou se podemos acalmar um bocadinho no meio da tempestade. P.S.: Para quem tem Mac esta dica é mais simples, visto que basta ligar uma opção para o computador ir dizendo que horas são ao longo do dia!

2 _ Senão terminarem alguma tarefa, no final desse mesmo dia comecem a criar uma nova lista para o próximo dia com essa tarefa em primeiro lugar. Existem várias formas de fazer listas, há quem até use símbolos para apontar se terminou ou não uma tarefa . Eu pessoalmente prefiro ir riscando quando termino, e senão termino começo logo noutra página uma lista para o dia seguinte. No fundo, testem formatos e encontrem a melhor forma para fazerem listas.

3 _ Se as vossas tarefas ou trabalhos têm um período superior a um dia, usem e abusem de calendários, digitais ou físicos. Vejo muitas pessoas a tentarem manobrar diversas tarefas ao longo de um mês e dizem sempre que "têm muito para fazer, que nem sabem para onde se virar". Não há motivos para isso, percam um minuto ou dois e organizem um calendário em paralelo com o vosso trabalho!

Comments

  1. Off topic: I like your flatlay skills :)

    X
    Dahi from Strangeness and Charms

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  2. Adorei babe! Realmente tens tanta razão, é tão fácil perdermo-nos pelas redes sociais, eu acho que passo lá demasiado tempo sinceramente. Adoro que sejas assim tão organizada, também queria!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

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    1. Obrigada! :D Eu admito, às vezes perco-me também, mas tento mesmo controlar-me! Eu já vi muito bem como às vezes passa um dia inteiro e não fiz nada além de redes sociais! Logo, há que saber focar no importante :D *

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  3. Thanks for sharing a play by play on your work life!

    www.rdsobsessions.com

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    1. Oh thank you for leaving a comment! :D

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  4. Às vezes não é facil seguir as dicas, mas penso que se adequam tanto com o aprender nas aulas como em casa :)

    Por falar em dicas, adorei as dicas que foste dando ao longo do post! Não dispenso a minha agenda física, mas acho que tenho que começar a fazer listas mais pormenorizadas e com prioridades, acabado sempre por fazer algo que não era assim tão prioritário. Tudo que está à nossa volta serve de inspiração, concordo tanto com isso :P

    Beijinho querida,
    santiago | facebook | instagram

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    1. Sim sem dúvida, o que quis dizer é que são ideias que sempre segui, e ainda hoje o faço!
      Eu admito que não tenho agenda, aliás disse isso em artigos anteriores! O que faço é que tenho um caderno e vou fazendo listas no início da semana com tudo o que queria fazer e vou riscando a cada uma que termino :D Beijinho* E obrigada pelo feedback sempre tão positivo!

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  5. Your plan is so interesting!! I'll apply some advices in my routine! ❤


    https://ariadnabelmonte.blogspot.com.es/

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    1. That's good! :D Let me know how they worked for you! :D Kiss*

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  6. Gostei de conhecer um pouco da tua organização, confesso que também devia ter uma para me organizar melhor
    Beijinhos
    Novo post (Compras & Recebidos) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

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    1. Eu entendo! Eu também tenho dias que não consigo seguir as dicas que dou, às vezes existem coisas superiores a isso! Beijinho*

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  7. obrigada pelo comentário <3
    gostei imenso de saber como te organizas! eu tento sempre organizar ao máximo as minhas tarefas, para tirar o maior proveito do meu tempo :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

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    1. É como eu! :D Até para termos tempo para sair, e fazer coisas que gostamos! Beijinho*

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  8. O que me custa mais é mesmo controlar o tempo das redes sociais, já dedico várias horas por dia ao blog e às redes sociais, mas é fácil perder tempo nelas... sempre tanto acontecer.

    MRS. MARGOT

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    1. Eu entendo! Eu também invisto muito tempo no blog e nas redes! Mas tenho tentado controlar! Senão... lá vai o dia todo e depois nada feito! :D Beijinho*

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  9. Adorei o post
    óptima organização vou seguir algumas dicas
    Amei o blog e ja sigo

    Por favor passe pelo meu blog e nos siga
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/03/mulher-e-aquilo-que-ela-quiser-ser.html

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    1. Obrigada! Fico a aguardar o teu feedback em relação às dicas! :D

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  10. Eu tenho um grave problema que me distraio com tudo! É horrível, por isso também tento manter o mais organizado possível.
    Quero experimentar ligar os despertadores para fazer algumas coisas ahaha

    Beijinhos,
    DEZASSETE

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    1. Eu por acaso às vezes distraio-me também! A dos despertadores é óptima, ajuda imenso a termos noção da hora e do trabalho que ainda temos por fazer :)
      Beijinho e boa sorte!*

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  11. I loved the 3 tips, including the first one about creating various alarms to keep track of time. I'll start planning this right away. I loved your blog that I'm already following. kisses Kisses
    https://beperes.blogspot.com.br/

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    1. Thank you dear! Let me know how they worked for you!*

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  12. Concordo contigo, é muito fácil perder a noção do tempo pelas redes sociais! Acontece-me imenso pelo instagram. E sou uma verdadeira preguiçosa de manhã, é mesmo complicado para mim ahah. Gostei de ler o teu post, inspiras-me a ser mais organizada eheh.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

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    1. De manhã bem... posso dizer que sou também muito preguiçosa! :D Mas... tento depois controlar todo o trabalho para o resto do dia :D Beijinho*

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  13. Que post interessante! Adoro a estrutura e o conteúdo, mesmo!

    Beijinhos,
    http://filipamarquesz.blogspot.pt/

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  14. Você é bem organizada, preciso ser assim! *-*

    mariasabetudo

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    1. Ahaha :D É uma questão de criar algumas regras!*

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  15. Eu acordo muito cedo tipo 6 da manhã começo logo pelos comentários do blog. Depois tenho o meu trabalho que não me ocupa o dia todo, e vou conciliando com o trabalho do blog.
    Mas as tuas dicas são muito boas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

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    1. Quem me dera conseguir acordar a essas horas! Mas infelizmente não consigo! Beijinho*

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  16. Este post ficou mesmo giro, tens tanto jeito para flat lays! Também adoro fazer listas e adoro planear os meus dias em agendas semanais :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

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    1. Obrigada :D Eu agendas não uso, mas faço imensas listas! :D *

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  17. Fazer listas e dividir bem o tempo por tarefas é excelente e permite-nos ser bem mais produtivos. Eu sei pois também sou hiper organizada :D não posso deixar nada para trás, dê lá por onde der. Boas dicas!

    Claudia - Mulher XL - www.mulherxl.pt

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    1. Tal e qual como eu! Tento ser o mais organizada possível e fazer tudo o que poder durante o dia! :D Beijinho*

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  18. Hello Ana! I totally loved this article and I think is not only enjoyable but also functional for me, I'm always trying to find new ways to take advantage of my time as it is the most important resource we have in life, I would say more than money! I see that we work in a similar way but lately I'm having a struggle to organize things with my blog and social media, but I think that maybe separate days by big tasks could work! Sometimes I change my schedules, but as you I always try to finish the day with a little bit of inspiration in form of a book or a magazine ;)

    Best and thanks for sharing your tips with us!
    Pablo
    HEY FUNGI 

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    1. I feel you! I been feeling the same difficulty! Because since I'm applying for part time jobs, sometimes something happens and I have a meeting or an interview...and eve though we're talking about little things, they affect my all day! But I'm trying to already think about the next month articles and stuff, because... I really need to! :D Kiss*

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  19. Great tips and beautiful pictures!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    http://www.rosesrooftop.co.uk/

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  20. Um exemplo, uma inspiração :D Parabéns por este post!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

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  21. Achei interessante. Quando trabalhava em casa os meus dias eram semelhantes. Agora é muito diferente!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

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    1. Quem me dera não trabalhar tanto em casa! * Beijinho!

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