Insta Tips


Follow Fine Alchemy:  Facebook // Instagram // Pinterest // Bloglovin 

 Ler em Português      Read in English

Amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos por vezes pedem-me conselhos sobre como trabalharem as redes sociais, especialmente falando no Instagram. Apesar de não ser uma social media manager de raiz (como sabem estudei Design de Interiores), já tive a oportunidade de trabalhar na área, de fazer um curso de redes sociais e diariamente leio e procuro mais informações sobre como trabalhar as redes sociais da melhor forma. É um assunto que me interessa, não só por causa do crescimento do Fine Alchemy, mas também porque efetivamente quero trabalhar na área a nível profissional. E após tantas pessoas me abordarem com o tema e vocês terem mostrado um grande interesse em falar mais deste tema (na votação do IG Stories), decidi dar-vos algumas dicas para melhorarem a vossa presença no Instagram e terem um melhor alcance! Estão prontos?

1 _ NA BUSCA DA ESSÊNCIA: Para começar da melhor forma uma conta de Instagram, tentem em primeiro lugar definir que tema vai ele ter, do que vai ser falado, que pessoas querem alcançar... Tentem criar um base conceptual como ponto de partida, quase como se criassem a vossa própria estratégia. Porquê? Porque assim conseguirão alcançar um pensamento mais linear para depois poderem criar os conteúdos visuais! Além de que assim podem exibir de imediato uma imagem uniforme e clara para quem visita o vosso perfil! Ainda, tentem ver referências, procurar outros perfis e ver o que andam a fazer! Já lá vai a época em que descobriram a pólvora, logo não há como ser diferente nos dias de hoje e por isso não tenham vergonha, fiquem atentos aos conteúdos de outras pessoas que vocês gostem.

2 _ COR, FILTRO, EDIÇÃO: Existem pessoas que trabalham o seu Instagram através da cor, outras através de edição, outras até desenham layouts que ligam a quadrícula do perfil... Sinceramente, nesta questão não há certo ou errado, vai tudo depender da forma que respondem ao primeiro ponto e depende ainda do vosso gosto. Pessoalmente, acho que a ligação através da cor está a perder o interesse e prefiro primar pela edição (tenho um tutorial sobre a forma como edito no meu Instagram), mas independentemente do que façam, procurem é tirar boas fotografias (não é obrigatório terem uma máquina profissional, basta melhorarem a forma como tiram e editam as fotografias, até mesmo com o telemóvel) e que cada uma delas tenha efetivamente algo de interesse para mostrar.

3 _ INTERAÇÃO E ALCANCE: Para quem tem um perfil profissional no Instagram, desde a última atualização temos acesso a mais detalhes da estatística dos nossos perfis. Mas a realidade é: se esperam que esses números cresçam, tudo depende de vocês! Podem ir pelo caminho mais fácil, promover. Mas para mim, gosto de ir pelo caminho mais trabalhoso e complicado, que é interagir. A realidade é que se vocês meterem likes e escreverem comentários em fotografias que gostem, quer seja de pessoas que seguem ou novos perfis, o alcance do vosso perfil será maior. Isto para mim mostra que apesar do Instagram ser uma app com um algoritmo discutível, ainda prevalece o amor e o carinho, porque temos de dar atenção para ter atenção de volta. E dessa forma criar-se uma comunidade. Outra coisa importante é responderem sempre a quem comenta as vossas fotografias ou até retribuírem o follow ou like. Assim, não só estão a dar atenção a essas pessoas, mas também a criar uma ligação com elas e isso é mais importante do que números (ainda que esses possam crescer consequentemente).

4 _ HASHTAGS SEMPRE: Eu vejo imensas pessoas e conheço algumas que simplesmente se recusam a usar hashtags. Acham que hashtags é para pessoas que precisam de atenção, pessoas com poucos seguidores ou que simplesmente os hashtags por si só são insignificantes! Eu própria já me perguntei em tempos para que serviam os hashtags, mas agora nunca os deixo de usar. E uso sempre 30 em cada fotografia! Efetivamente os hashtags fazem com que uma fotografia tenha um alcance maior, e confirmei ainda mais isso com a tal última atualização do Instagram onde percebi que 20% das pessoas que vêm as minhas fotografias vêm diretamente a partir de hashtags!! Como escolher os hashtags? Eu pessoalmente vejo que hashtags outras pessoas colocam em fotografias do mesmo tema que procuro, e testo se funcionam comigo com a minha fotografia. Também existem ferramentas online onde podem pesquisar hashtags com mais força no Instagram. Mas tudo depende de testarem e verem o que funciona melhor para vocês!

5 _ NÚMERO vs COMUNIDADE: Para terminar, falo de uma situação controversa. Todos os dias vejo pessoas a falarem desta dicotomia entre número de followers e comunidade. Sejamos honesto, muita gente compra seguidores!! Como é que sei? É simples, se um perfil tem mais de 10.000 followers mas as fotografias têm em média 100 likes, essa pessoa muito provavelmente comprou. Ou (em raros casos) desleixou-se totalmente no Instagram. Eu sei que muita gente usa o algoritmo como desculpa para não terem muitos likes, mas uma grande percentagem dessas mesmas pessoas compraram seguidores alguma vez na vida. Para mim, e espero que para vocês também, o Instagram é acima de tudo uma ferramenta de exploração e criação. Para mim é uma comunidade e se numa semana tiver 70 novos seguidores e noutra só 20, não é por isso que vou ficar afetada, porque o que me importa é acima de tudo criar conteúdos bonitos, bem feitos e que inspirem quem por lá passa. Eu sei, as marcas por vezes focam-se em números, e acreditem que é exactamente por isso que muita gente compra followers, mas eu sigo imensos perfis com menos de 10.000 followers que por vezes são ainda melhores do que alguns de 1 milhão de followers... Números não significam qualidade. Número não significam amigos. Número não significam uma comunidade verdadeira! Por isso, foquem-se em criar conteúdos de interesse para a vossa comunidade. Eventualmente, essa comunidade vai crescer e vão perceber que ela é mais importante do que ver as pessoas como se fossem meros números!

Comments

  1. great tips, I love insta :)

    Have you ever attended Rome Fashion Week?
    Check out my latest article :)
    ---> https://evaredson.blogspot.it/2018/01/the-best-of-altaroma-fashion-week.html
    xx, Eva

    ReplyDelete
  2. Apesar de utilizar o meu Instagram sem qualquer "padrão", pode ser que um dia ponha alguma destas dicas em prática!
    Beijinho, Bia ❤
    https://beautystuffblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estas dicas são exactamente para pessoas como tu, que estão a começar a pensar no Instagram numa vertente mais profissional e cuidada! :)

      Delete
  3. Adorei as dicas!!

    Novos posts: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete
  4. Ótimas sugestões, com toda a certeza irei dar uso a elas visto que o instagram é aquela rede social que mais amo!
    Beijinhos querida
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então já sabes! :D E se precisares de ajuda, não hesites em falar comigo! :D

      Delete
  5. Gosto muito do Instagram, mas confesso que ainda me é complicado gerir! As sugestões são maravilhosas.
    Por enquanto foco-me mais na intereção pelo blog, comentários e faço questão de ler o que escrevem.
    Apesar de saber que faz toda a diferença, para mim o Instagram ainda funciona um bocadinho com aquele espírito momentâneo de "hoje apetece-me isto" ou "hoje estou aqui e é isto que publico". Tento claro cuidar um bocadinho mais a nível de edição e de boas fotos mas, ainda não me preocupo muito!
    Fiquei curiosa em relação à introdução. Não tenho a mínima noção do que existe a nível profissional nestas áreas. Acho que tenho de me ir informar :P
    Obrigada por trazeres sempre informação tão interessante.
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu pessoalmente, que já trabalhei com redes, acho que quando crias um blog ou negócio nunca te deves focar numa só plataforma! Por exemplo, o Fine Alchemy tem imensa gente do Facebook a vir ver o artigos! Logo que perco tempo a criar conteúdos para o Facebook porque me vão ajudar na interação do blog. O mesmo com o Instagram, que ainda 30% vem de lá! Logo, nunca devemos ignorar ou por de parte das plataformas no geral, devemos ter uma visão mais ampla do negócio ou blog! :) Fica o conselho!
      Beijinho*

      Delete
  6. Eu ando sempre a ver novas técnicas de como melhor o meu perfil que por vezes deixo de publicar porque não gosto de resultado. Ainda não encontrei o que realmente queria e sinceramente acho que está afectar-me imenso. Já pensei começar tudo de novo porque ele está tão abandonado, mas antes disso tenho que colocar as tuas dicas em prática :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE | PASSATEMPO NO FACEBOOK

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu entendo-te! Eu andei quase meio ano em busca do tipo de imagem que queria! Ainda agora, gosto do que tenho postado mas... vou fazendo alterações ali e acolá! Mas lá está, acho que a parte boa é mesmo ires testando! :D
      Beijinho*

      Delete
  7. Para te ser sincero, só conhecia a marca pelo packaging :P btw, descobri que tem produtos muito incríveis :P

    Sou fã do instagram. Muito, até! Não tenho nenhum padrão em relação ao feed porque, mesmo sendo "profissional" partilho muito do que é "meu" :D Adoro a parte da edição e de estar a interagir com todos :D
    Ótimas dicas, sem dúvida!

    NEW REVIEW POST | WINTER SKIN CARE ROUTINE: DAY AND NIGHT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estas dicas servem de guia, mas lá está, ninguém é obrigado a ter um padrão base para o Instagram ou tirar fotos com base na cor! Acho que cada um deve seguir o seu próprio gosto :) Mas também se for um negócio e a pessoa quiser ganhar algo a partir do seu perfil, convém tentar implementar algumas das dicas! :) Beijinho*

      Delete
  8. very nice post and so cool Giadesigner.in Presents New year offer 50 % To 60 % off All Women Dresses like that Sarees , Salwar Suits , Kurtis , Lehenga Choli etc

    ReplyDelete
  9. Muito obrigada por estas dicas! Já usava algumas.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que tenhas gostado! Beijinho*

      Delete
  10. Reuniste realmente dicas absolutamente necessárias para conseguirmos 'mover' o nosso instagram. Eu acima de tudo, acredito na interação. Penso que tenho um crescimento relativamente rápido, visto que o meu instagram só fez um ano em Outubro do ano passado. Vou usando muitos giveaways também, e a verdade é que sinto que estou a conseguir mais ou menos, não ser entalada pelo algoritmo. Até à data - não vale a pena lançar foguetes antes da festa xD

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um gekkopod e um comando bluetooth para as tuas fotos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, nada de lançar os foguetes xD É que eu também estava com um flow fixe, até há semanas que... está estagnado! Agora há sempre fases boas e outras más com o Instagram, é irritante!!! -.-'

      Delete
  11. Achei as tuas dicas muito boas mesmo! Essa questão das hashtags é mesmo muito comum, conheço imensas pessoas que se recusam a usar haha. Eu também uso sempre, apesar de ultimamente a percentagem de pessoas que chegam ao meu perfil não ser muito grande por hashtags, acho que faz toda a diferença e ajuda muito a crescer.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também não entendo! Podem não querer meter os 30, mas pelo menos deviam meter uns 10/15! :) Pois, mas sabes, acho que é geral! O Instagram instalou um algoritmo para hashtags agora... -.-' Estamos tão lixados com eles!

      Delete
  12. Belas dicas, mas vem as alterações do algoritmo e vai tudo por água abaixo! :D
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estas dicas são para iniciantes também, eu vou fazer um com dicas mais avançadas e já a pensar no algortimo! :D Apesar de que... o algoritmo mete sim quase tudo abaixo, acho é que não podemos baixar os braços!

      Delete
  13. Wow adorei as tuas dicas, são excelentes!
    Nunca percebi como se compram seguidores nem quero saber ahaha xD
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bastante fácil comprar, daí que... muita gente o faz infelizmente! :) Obrigada! Beijinho*

      Delete
  14. Adorei o blog muito top e te sigo
    Ganhou uma leitora fiel
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-3.html

    ReplyDelete
  15. boas dicas! eu dantes achava as hashtags parvas, depois percebi para que servem xD
    adorei o blog, estou a seguir :)
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Era como eu no início! Mas agora uso sempre! :D
      Beijinho*

      Delete
  16. Confesso que não sigo nenhum tema nem coloco em prática muitas das "boas práticas" das redes sociais. Uma parte do meu trabalho é gerir redes sociais de marcas/clientes, onde faço tudo direitinho, por isso quando chego ao meu quero só partilhar aquilo que me inspira e registar detalhes do meu dia-a-dia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu entendo! Eu por acaso tento manter tudo actualizado e bem organizado tanto no meu como clientes! As minhas redes ainda são portfólio para mim, por isso tenho de cuidar delas! :) Beijinho*

      Delete

Post a Comment